TAP |
A
aeronave Airbus A-319, com matrícula CS-TTD, aterrou "sem
contratempo" na pista 35 do aeroporto de Santiago, "com 962
quilogramas de combustível", adianta o organismo espanhol que está a investigar
a ocorrência.
A tripulação do voo da TAP, foi
informada de que o aeroporto de Vigo estava sem capacidade de estacionamento,
pelo que deveriam seguir para Santiago de Compostela.
"No caso vertente, os controladores
de tráfego aéreo da NAV Portugal em serviço na torre de controlo do Porto
desempenharam as suas funções com elevado profissionalismo, não havendo uma
única falha a apontar", respondeu, por escrito, à Lusa Sofia Azevedo,
diretora do Gabinete de Comunicação e Imagem da NAV Portugal.
Na sexta-feira, o presidente da
Associação de Pilotos Portugueses de Linha Aérea (APPLA), Miguel Silveira,
considera "a única falha" na ocorrência de 10 de Outubro "nos
serviços de controlo do tráfego aéreo".
Em declarações à agência Lusa, Miguel
Silveira explicou que a APPLA tem vindo a denunciar a falta de informação
prestada pelos serviços de controlo do tráfego aéreo. Nesta ocorrência em
específico, este serviço podia ter antecipado que o aeroporto de Vigo - a
primeira alternativa ao aeroporto do Porto - estava lotado para a tripulação
seguir de imediato para a segunda opção, o aeroporto de Santiago de Compostela.
De acordo com a Comisión de
Investigación de Accidentes e Incidentes de Aviación Civil (Comissão de
Investigação de Acidentes e Incidentes de Aviação Civil), "uma vez em
contacto com aproximação a Santiago [de Compostela] a tripulação declarou
'mayday' por emergência de combustível, uma vez que a estimativa de gestão de
combustível indicava que iam aterrar com uma quantidade abaixo dos 989 quilogramas
estabelecidos no plano de voo operacional como reserva final".
Por: Lenilde Miranda
Sem comentários:
Enviar um comentário